

Flávia Reis é bailarina, professora e coreógrafa de Dança Oriental em Portugal..
Nascida em Minas Gerais em 1984, o seu interesse por Artes Performativas surge na fase adolescente, através do Teatro, em que se inscreveu com apenas 14 anos. Na mesma altura, Flávia apaixona-se pela Dança Oriental após ver um grupo a praticar e rapidamente se inscreve nas aulas do professor Henry Netto, que frequenta até se mudar com a família para o Funchal, com apenas 18 anos.
Após chegar a Portugal, Flávia começa a trabalhar na área da Dança Oriental enquanto professora em vários hotéis e ginásios e a destacar-se enquanto bailarina em eventos privados e espectáculos em redes hoteleiras na ilha da Madeira.
Em 2008, a artista decide apostar na sua formação na área da Dança, ingressando no curso profissional de Intérprete de Dança Contemporânea no Conservatório - Escola das Artes na Madeira, onde fez um estágio com o coreógrafo Daniel Cardoso (Quorum Ballet) e, mais tarde, na licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade da Madeira (2018).
Já na área da Dança Oriental, Flávia continuou a sua formação através de vários workshops com bailarinos nacionais e internacionais em Lisboa, aonde se desloca anualmente.
Enquanto bailarina, a sua dança destaca-se pela força e energia. Enquanto professora, o seu ensino foca-se na aprendizagem da base, na atenção ao pormenor e no desenvolvimento da componente cénica da actuação das alunas. Com o intuito de formar e proporcionar oportunidades de actuação às suas alunas, criou o grupo Khadija, que teve em actividade entre 2008 e 2020.
Ao longo do seu percurso profissional, Flávia Reis já actuou em vários eventos privados em hotéis (Pestana CR7 Funchal, The Vine Hotel Funchal ou Savoy Palace), salas de espectáculos (Teatro Baltazar Dias, Centro de Artes - Casa das Mudas) e festivais de Dança Oriental (Oriental Dance Weekend 2016, 2018). O seu trabalho foi também digno de registo por vários órgãos de comunicação social, como RTP Madeira, Diário de Notícias Madeira e Revista Saber.
Actualmente, Flávia dedica-se ao ensino desta arte no seu estúdio, o Espaço Oriental Flávia Reis, no Funchal, onde ministra uma formação artística e de qualidade. Através do ensino, o seu objectivo é trazer mais praticantes para a dança e divulgar a Dança Oriental a nível nacional.
Formação Profissional (Dança Oriental):
Até ao momento, obteve formações com diversos profissionais internacionais da área da Dança Oriental, nomeadamente: Henry Netto (Brasil), Saida Helou (Argentina), Yamil Annum (Argentina), Alex Delora (Ukraine), Diva Darina (Ukraine), Esmeralda Colabone (Brasil), Jilina Carlano (USA), Karim Nagi (Egito), Artem Uzunov (Armenia/Russia); Oxana Bazaeva (Russia/Egipto); Hayal (Brasil/França); Cris Aysel (Portugal); Diana Costa (Portugal), Nanda Zompero (Brasil/Portugal).
